Revista Mix

Psicografado, Karl Marx elabora questões do Enem 2023

Americano se joga no mar para fugir do capitalismo e se refugia em Cuba.

Lógico que não. É bom sempre lembrar que tanto o título e o trecho da chamada de matéria são ironias crítica às questões que geraram debates nesta semana sobre o Enem.

Há tempos levantavam-se com frequência, os debates sobre doutrinação marxista nas escolas, os quais eram rebatidos veementemente sob a alegação de teoria da conspiração por parte dos opositores terraplanistas. Hoje, contudo, as questões do Enem 2023 que levantaram tais discussões, não só escancaram o que todo mundo já sabia, como também é uma amostra da não preocupação que alguns setores assumiram para mostrar de fato, desde a ascensão do PT à presidência da república, o que sempre fizeram: militância nas escolas.

Em outros tempos, como todo mundo já sabia, ou uma parcela considerável da população sabia, as manifestações de doutrinação sempre eram veladas, às vezes no discurso falado na sala de aula, ou num texto muito bem elaborado, abusando dos recursos linguísticos e camuflando o conjunto de ideias em frases soltas. Hoje com o novo governo, a preocupação para manter algo velado ou subentendido acabou. É bem as claras mesmo, para todo mundo ver.

Parece até que Karl Marx levantou-se da tumba para fazer duas questões específicas do Enem, ou foi incorporado por algum sensitivo que psicografou as perguntas. Na questão 89, temos o trecho “…o modelo capitalista subordina homens e mulheres a lógica do mercado.” – Depois desse trecho vem a viagem na maionese – “…mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa.”

Vamos compreender melhor a frase …o modelo capitalista subordina homens e mulheres a lógica do mercado.”. ERRADO. o modelo capitalista não subordina homens e mulheres, o que subordina homens e mulheres aos trabalhos análogos à escravidão, são outros homens e mulheres, muitos dos quais estão lá no poder, usando a máquina pública para deleite próprio e mentido para o povo.

O modelo capitalista não subordina até porque é um sistema financeiro comandado por homens apenas. O que o capitalismo faz é dar uma gama enorme de oportunidades para quem deseja trabalhar e crescer, tornar-se um pequeno empresário. Bem diferente do modelo socialista cujo método de aplicação econômica deixa todos na miséria absoluta. sem dar qualquer possibilidade de crescimento e expectativa. Este sim, subjuga homens e mulheres à imposição ditatorial do Estado, como a história mostra, um Estado inchado com representantes corruptos.

Entre capitalismo e socialismo, é bom frisar sempre, não são sistemas perfeitos porque são comandados por homens imperfeitos. No entanto, o capitalismo mostrou-se mais eficaz no desenvolvimento industrial, agrícola e bem estar social do que o socialismo/comunismo.

Ou você já leu ou ouviu falar de alguém que se jogou no mar para fugir dos Estados Unidos e ir para Cuba?

Comprar
Comprar
Comprar
Comprar
Comprar

Serviços Editoriais

Visite nossa livraria