A tela de um tablet ou computador por ser maio, é melhor compreender a matéria e relacionar o gráfico à descrição abaixo.

Já sei! Tu não gosta das aulas de química, e o colega da carteira ao lado também não, acabou de confirmar. Uma busca por todo o perímetro, você descobre que não são apenas dois espartanos nessa guerra, é quase toda a classe. Então pensa: eu, Tigas, Thiago Ventura e mais 297… “Guerreiros! Seremos 300 contra todos os soldados periódicos”. E você encabeça a turma para matar aula. É engraçado, mas é comum. Aliás! Bem comum. Incomum seria encontrar uma massa de espartanos dentro da sala, não olhando para o professor de química, como se ele fosse o maléfico rei Xerxes, com aquele perigoso exército da tabela periódica, querendo dominar Pereira Barreto através do conhecimento. Coisa terrível! Né, não!?
Mas antes de refletir sobre o assunto, a verdade é, mesmo que você não goste de química, a matéria faz parte do seu, do nosso cotidiano. Quando andamos de carro, de moto, ali há a química na combustão da gasolina para o veículo andar, o gás de cozinha, a preparação dos alimentos e preservação. E a cozinha é um laboratório fantástico para ser explorado. A geladeira mesmo, que pouco damos importância por causa da presença constante em nosso cotidiano, é um bom exemplo a ser explorado. É um eletrodoméstico que preserva os alimentos em temperaturas controladas e pré-estabelecidas de fábricas, o compartimento da parte superior congela alimentos para garantir uma maior durabilidade de conservação, evitando que entrem em processo de decomposição.
A – Compressor | C – Serpentina | E – Tubo capilar | G – Placa de refrigeração |
B- Condensador | D – Filtro secador | F – Evaporador principal | H – Evaporador secundário |

Veja a descrição do funcionamento de resfriamento relacionando às letras do gráfico acima, aos itens de destaque abaixo e as respectivas cores de evolução.
Para o resfriamento do ambiente interno da geladeira é usada a amônia ou amoníaco (NH3), uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. À temperatura ambiente e pressão atmosférica normal, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. A empresa Du Pont nos anos 30, como um substituto não tóxico para a amônia, usou o CFC-12 (diclorodifluorometano) com aproximadamente o mesmo ponto de ebulição da amônia. Porém, o CFC-12 não é tóxico para seres humanos, de modo que é seguro para ser usado em sua cozinha. Muitos refrigeradores industriais grandes ainda usam amônia. Seu uso vai desde a preparação de fertilizantes, componentes de vários produtos de limpeza e em aparelhos de refrigueração, como veremos agora.
A – A função do motor da geladeira é comprimir o gás de amônia até esquentá-lo, também conhecido como gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluído.
B – O fluído refrigerante aquecido passa pelos tubos (serpentinas)
externos em vermelho, de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluído refrigerante dissipe o calor devido à pressurização.
C – Na medida em que o fluído esfria, condensa-se em forma líquida, amarela.
D – A função do filtro secador é manter o sistema livre de umidade residual, já que absorve as particulas ácidas e sólidas que se desprendem do sistema de refrigeração. Os filtros possuem baixa perda de pressão e alta capacidade de secagem.
E – O líquido flui (empurrado) para dentro da válvula de expansão, mas não passa até que a força da pressão supere a força da mola reguladora. Ao empurrar a mola, o líquido depara com um ambiente de pressão reduzida e imediatamente se expande, vaporizando.
F – Conforme o refrigerante (amônia) passa de líquido para gás através da evaporação, ele resfria a área em seu entorno, produzindo o ambiente ade-
quado para armazenar os alimentos. A temperatura da amônia no estado gasoso dentro do evaporador varia de -40ºC.
G – Não fazem parte de todos os modelos de geladeiras, geralmente citada como refrigeração por placa, onde são resfriadas por serpentinas embaixo das placas, os tubos em azul no desenho. Nâo têm grande poder de gerar frio, e são usadas em balcões expositores de bebidas também.
H – A função da linha de sucção é puxar o fluído refrigerante a baixa pressão e comprimi-lo em direção ao condensador a alta pressão e temperatura na fase gasosa.
Mesmo que não gostamos, a química está em todo lugar, em nossas vidas, ela é parte de nós. E agora que você já sabe como esse eletrodoméstico faz para resfriar e congelar os alimentos, imagina descobrir um mundo fantástico e simples de como o chuveiro faz para transformar energia em calor e esquentar a água? Quais são os componentes da lâmpada para transformar energia em luminosidade?
Fontes: Cetesb do Estado de São Paulo; Danfoss; Consul; Vaportec; O mundo da química; Mix cozinha, Revista do frio